O que vai acontecer com o Sol?

O Sol, nossa estrela, responsável por 98% da massa do nosso Sistema Solar, brilha, aquece e mantem a vida em nosso planeta, suprindo as necessidades energéticas das plantas que servem de alimento para outros seres vivos.
Mas, nem as estrelas são eternas, e logo estão fadadas a ter seu "comportamento" e características alteradas pelo tempo, seguindo assim seu ciclo estelar.
O Sol formou-se cerca de 4,57 bilhões atrás quando uma nuvem molecular entrou em colapso, e num processo que durou bilhões de anos criou nossa estrela como a conhecemos.
Fonte: Solar Dynamics Observatory, NASA


Mas, daqui a aproximadamente 6,5 Bilhões de anos o Sol se transformará numa gigante vermelha e no meio deste processo, a terra e demais planetas, serão castigados impetuosamente com o aumento da temperatura, devido a expansão das camadas externas do sol, aumentando assim seu volume, logo assim a sua proximidade com os planetas.

O Processo

"Ciclo" de vida de uma estrela

Quando o hidrogênio que está no interior do seu núcleo acabar, o núcleo não conseguirá suportar o peso das camadas mais externas e sofrerá um colapso, daí o sol vai começar a funcionar mais uma vez, agora queimando rapidamente o hidrogênio presente nas camadas próximas ao núcleo, este processo violento fará com que as camadas externas do sol sejam empurradas para fora transformando ela em uma gigante vermelha que terá metade da temperatura de antes e 200 vezes mais volume. Neste momento, planetas como mercúrio e Vênus serão engolidos, quem sabe a terra também tenha esta sorte.
Mas de uma coisa se sabe, caso a terra não seja consumida pelo sol, nosso planeta se tornará um planeta não muito legal de se viver  sobreviver. Mesmo no caso da terra não ser tragada pelo sol, ela se parecerá muito com mercúrio ou Vênus.

Supernova? Buraco negro?

NGC 6543 ou Nebulosa do Olho de gato.
Fonte: NASA Image, Hubble ST, Cat's Eye Nebula
Calma. Neste caso, o sol não possui massa suficiente para explodir em uma supernova, nem muito menos para se tornar um buraco negro ou quem sabe um pulsar.

O Sol ejetará as suas camadas externas, formando uma belíssima nebulosa Planetária. Deixando para trás apenas o seu núcleo maciço, luminoso e quente - que é uma anã branca, a qual permanecerá brilhosa durante bilhões de anos, iluminando milhões de quilômetros de poeira e gás que sobraram da estrela, até lentamente ir se transformando em uma anã negra. E este será o triste fim do nosso sol, uma anã negra tão velha que esfriou até o ponto de não emitir mais luz.
Referencias: